Skip to content
Tags

O Monastério Suspenso de Xuankong

11 de setembro de 2012

À primeira vista essa imagem nos causa um certo estranhamento, para dizer o mínimo. Esse Monastério (Xuankong Si) colado contra a falésia e de frente para a montanha Hengshan (2017m, uma das cinco montangas sagradas da China) nos passa a impressão de estar suspenso no vazio…

Passado esse primeiro minuto de estranhamento, ele é bem real, apesar de cerca de 50 metros acima das nossas cabeças!

Não cansamos de admirá-lo e fotografá-lo

 De todos os ângulos possíveis.

O Monastério Suspenso de Xuankong é uma visita obrigatória para quem vem a Datong em busca de suas riquezas arqueológicas e paisagens atraentes, principalmente nessa região dedicada aos templos e monastérios.

Fundado no século VI, sua última renovação foi realizada na dinastia Qing. Ou seja, ele está lá há mais de 1400 anos!!! Trata-se de um santuário onde se misturam divindades taoístas, budistas e confuncianas.

 

As salas tem como paredes as rochas, e o restante é de madeira.

O espaço é pequeno e estreitinho, é necessário subir por escadinhas e passagens estreitas, no meio de muita madeira antiga e alguns podem até sentir uma certa vertigem!

Alguns visitantes podem achar que a visita não é justificada (130 yuans) quando podemos vê-lo tão bem do lado de fora, mas nós adoramos a sensação de estar pisando nesso local misteriosos que não se sabe exatamente como se mantêm, mas que se mantém por enquanto sem riscos! Além disso, a nada menos que 75km de Datong, ir até lá e não entrar para economizar algum dinheirinho seria praticamente um crime!!!

 

 Será que cai ou não cai?

Infelizmente deve “cair” um dia, deixando, aí sim, um grande vazio nessas montanhas…

Como se ali ele fosse “naturalmente” o seu lugar…

Saindo da cidade de Datong, a cerca de 50km, começa a aparecer uma cadeia de pequenas montanhas que vão aumentando de tamanho até chegar à montanha Hengshan. Podemos observar as grandes plantações, um projeto que exige enormes esforços para minimizar o grave problema da erosão que ameaça o “coração” da China.

São muitas as surpresas que a China nos reserva e o Monastério Suspenso de Xuankong, perto de Datong, foi apenas uma delas!

Informações práticas:

Fizemos a visita logo após as Grutas de Yungang, com o mesmo taxista que ficou a nossa disposição até o final do passeio. Existem outras formas de acesso, mas a dificuldade de comunicação, o desconhecimento dos transportes  da cidade e a comodidade nos fizeram optar por esse meio de transporte. Negociamos o preço desde o início e ele foi muito correto do início ao fim, apesar do inglês muito limitado.

Anúncios

From → Viagens

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: